quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Semana de História continua com todo gás !!!










Dando continuidade as suas atividades, a VI Semana de História, começou o segundo e o terceiro dia com os simpósios temáticos, onde os alunos da UFRPE e de outras instituições apresentaram as suas pesquisas, colaborando para a produção e a difusão do conhecumento histórico.






Em seguida, no segundo dia, houve a mesa "A mulher nos espaços públicos e privados do nordeste" com a participação da Profª Dr. Suely Almeida, Profª Dr. Andréa Bandeira e a Profª Drª. Maria de Fátima Guimarães. Com a discussão sobre o espaço da mulher na sociedade patriarcal nordestina, as professoras sucitaram um debate importante para a produção histórica na atualidade.






Hoje, a mesa Perspectivas socioculturais sobre a infância no nordeste, contou com a participação do mestrando Humberto Miranda (especialista em infância), e das professoras, Drª. Vera Braga e Drª. Elaine Vilar, que representou a coordenadoria da infância e da juventude do TJPE. O importante debate suscitado nessa mesa, mostrou o quanto sofrem as crianças e os adolescentes no nordeste de ontem e de hoje, onde o descaso dos sucessivos governos trata essa imortante parcela da população.






Os dois dias encerraram-se com os mini-cursos, em que os professores, aprofundaram importantes discussões históricas e historiográficas, com assuntos relativos ao nordeste, mas também a teoria histórica, e até à política no Oriente Médio.

Nenhum comentário: