terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Porque o REUNI foi aprovado nas férias?!?

No dia 14 de dezembro de 2007, a reitoria da UFRPE, aprovou o decreto do governo para a educação superior pública chamado REUNI. Esse decreto está na programação da contra-reforma universitária que o ministério da educação nos impõe hoje. Como não conseguem aprovar a reforma universitária (devido a grande campanha contra que o movimento estudantil fez em todo país) no congresso nacional, tentam nos impor através de decretos.
O REUNI consiste em aumentar o número de estudantes em sala de aula, não enviando verba na mesma proporção para as IFES. Será portanto o fim, para as pesquisas e projetos de extensão, e as nossas já precárias instalações físicas então, nem se fala.Interessante, é que a reitoria aproveitou as férias para aprovar o REUNI em seu conselho universitário, isto é, não acha que é importante os estudantes opinarem sobre os rumos da universidade, ou o que é pior, acha que os estudantes não tem condições, ou não saberiam opinar, visão igual a que a ditadura tinha sobre a população e o voto.
Mais debate sobre o REUNI, um plebiscito, diálogo da reitoria com os estudantes, reivindicações formuladas pelo conjunto do movimento estudantil da UFRPE. Nada disso houve. Por isso é importante que nossa reitoria (recém empossada por sinal) mostre que nada tem a ver com os tempos em que a UFRPE era comandada pelos militares, e para isso precisa escutar mais os estudantes, as entidades estudantis, os fóruns de debates institucionais. Enfim, que a reitoria use da mesma urgência que votou o REUNI, para instaurar a estatuinte (pois os nossos estatutos datam da época da ditadura militar), para aprovar a biblioteca setorial do nosso curso, para dialogar com os estudantes, para tratar do tema violência.
Yuri Pires Rodrigues é coordenador-geral
do DAHIS Manuel Correia de Andrade

Nenhum comentário: